O que é o TOEFL?

Fazer um intercambio é o sonho de muitos brasileiro. Por experiencia própria, eu diria que os 6 meses que passei fazendo intercambio na California foram os 6 meses que mais conheci pessoas, tive experiencias incríveis, pude ficar próximo da cultura americana e consegui a tão sonhada fluência no inglês.
Entretanto, para você conseguir ingressar em uma universidade estrangeira, é necessário ter em mãos um certificado de proficiência, ou seja, um atestado de fluência no idioma.

Dito isso, nesse post explicarei tudo sobre o TOEFL

O que é o TOEFL?

O TOEFL é um exame de proficiência na língua inglesa que mede sua habilidade em Reading, Writing, Speaking e Listening. (Leitura, Escrita, Fala e Compreensão)

Para que serve o TOEFL?

O certificado de proficiência permite ao estudante:

  • Medir o próprio nível de inglês
  • Solicitar vistos de estudo e trabalho
  • Estudar em instituições de ensino estrangeiras
  • Concorrer a bolsas de estudo no exterior
  • Entrar no mercado de trabalho estrangeiro
  • Concluir programas de ensino do inglês

Quais são os tipos de prova TOEFL?

Atualmente existem 2  tipos de exame to TOEFL: O (TOEFL ITP) Institutional Testing Program ou  (TOEFL IBT) Internet-Based Test. Lembrando que esses testes não reprovam o candidato, eles apenas determinam o nível do seu inglês.

O TOEFL ITP  é adequado apenas para quem quiser medir seu nível de inglês, seja por motivos pessoais ou dentro de um contexto acadêmico, para impulsionar uma solicitação de emprego ou até para avaliar a eficácia de um curso de inglês, por exemplo.

É claro que há exceções. Alguns países e programas de intercâmbio aceitam simultaneamente TOEFL iBT e ITP em certos casos. Além disso, algumas instituições de países onde o inglês não é o idioma oficial acatam todos os tipos de TOEFL. No entanto, é importante reforçar que aceitar o TOEFL ITP durante o processo de admissão não é uma prática muito comum entre instituições dos países de língua inglesa.

Já o TOEFL IBT avalia as quatro habilidades (reading, writing, speaking e listening) que uma pessoa fluente em inglês deve ter. Dura cerca de quatro horas, é reconhecido nos cinco continentes e é indicado para quem vai estudar em instituições de ensino estrangeiras. A pontuação é dividida em quatro sessões de 30 pontos, que totalizam 120 — a nota máxima na prova.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE FAZER A PROVA?

A certificação de proficiência na língua inglesa traz muitos benefícios, pois é reconhecida internacionalmente e amplia as oportunidades acadêmicas e profissionais.

  • Reconhecimento internacional

Embora existam muitos cursos de idiomas oferecidos no Brasil que tornam os alunos fluentes em inglês, a certificação de conclusão não é reconhecida internacionalmente. Diante disso, a prova TOEFL é a melhor maneira de testar o nível de conhecimento do estudante, pois seu resultado é aceito no mundo inteiro, por diversas empresas e instituições de ensino.

  • Desenvolvimento acadêmico

Estudar para a prova TOEFL melhora suas habilidades na língua inglesa e faz que seu aproveitamento acadêmico seja maior, pois amplia seu conhecimento a partir do momento que você consegue entender artigos científicos estrangeiros.

  • Diferencial no currículo

O certificado de proficiência em inglês pode ser um diferencial em processos de seleção, especialmente em empresas multinacionais. Pois, atualmente, a maioria de cargos dentro uma empresa multinacional requere que o candidato domine o singles. Portanto, ter essa certificação faz com o que o candidato se destaque em processos seletivos.

  • Aumenta suas chances de sucesso profissional

De acordo com um estudo feio pelo site de vagas “CATHO”, um profissional em cargo de coordenação, por exemplo, ganha 61% mais que uma pessoa na mesma função, mas que tem apenas o conhecimento básico da língua.

Em cargos de diretoria, a diferença de salário entre alguém que fala inglês fluentemente e um profissional que não tem essa habilidade é de 42%, segundo a pesquisa. Para os cargos de gerência, supervisão, a diferença é de 57%, 43%, respectivamente.

Quanto mais alto o nível hierárquico, maior o percentual de pessoas que dominam o idioma, mostra o estudo. Quem ocupa cargos de níveis júnior/pleno/sênior ou exerce funções de assistente, auxiliar e operacionais, tem salários 45% e 18% maiores, respectivamente.

Concluindo,

É comum que cargos mais altos, especialmente os de gestão, exijam o domínio da língua inglesa. Portanto, para quem busca conquistar uma posição profissional de destaque, ser proficiente é o primeiro passo. Lembre-se de que profissionais fluentes tendem a ser considerados mais capacitados em razão de suas habilidades de comunicação.

Agora que eu te contei sobre a definição, estrutura e todos os benefícios da prova TOEFL, Vem Conhecer O Nosso Curso Preparatório Completo!

Entre em contato e saiba como nós podemos te ajudar com essa conquista!

Um abraço, estudantes.


[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]