EUA fecham as fronteiras com o Brasil, e agora?

 

EUA fecham as fronteiras com o Brasil, e agora?

 

Recentemente foi possível ver em quase todos os jornais uma notícia que pode ter até impressionado muita gente, os Estados Unidos proibiram a entrada de pessoas não americanos em seu país que tenham passado nos últimos 14 dias pelo Brasil.

Eu mesmo fui um dos que ficou assustado. Pensei, e agora? E as movimentações econômicas, as pessoas que tem urgência para vir ou sair do país? Considerando que o turismo e viagens desnecessárias já estavam quase zeradas por conta do corona vírus, por quê tomar tal medida?

Bom, resolvi entrar mais a fundo no tema e entender melhor o que está acontecendo e seus impactos.

O primeiro ponto muito importante que devemos observar é que o Brasil não é o primeiro país que isso acontece nessa pandemia. Em Março de 2020, o presidente dos EUA, Donald Trump, proibiu a entrada de praticamente todos os países da Europa, incluindo Reino Unido. E assim permanece até hoje, 3 meses depois.

Veja a lista dos países proibidos de entrar nos EUA:

  • – Brasil (a partir de 26 de maio, às 23:59 EDT)
  • – Reino Unido da Grã-Bretanha, Irlanda do Norte, excluindo países fora do território Europeu;
  • – República da Irlanda;
  • – Os 26 países que compõe a área de Schengen (Áustria, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia e Suíça);
  • – República Islâmica do Irã;
  • – República Popular da China, sem incluir as Regiões Administrativas Especiais de Hong Kong e Macau.

Nem o Brasil nem os países europeus são inimigos dos Estados Unidos, então essa medida foi tomada pela questão do COVID-19 mesmo. Os Estados Unidos estava como epicentro da pandemia e estava sofrendo muito com a rápida propagação do vírus em seu território, e a medida de bloqueio de entrada dos imigrantes se dá pelo fato de parar o contágio externo para dentro do país e também o contrário, como uma medida de ajuda da contenção global do vírus.

Agora até quando isso vai durar? Boa pergunta. Além do vírus existe a política.

Vamos aguardar os próximos capítulos.


[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]