Como não ser vítima de Fake News em inglês

FAKE NEWS!

Um dos termos mais usados nos últimos anos são as famosas Fake News, ou seja, notícias falsas, mas como não ser vítima delas? Veja neste artigo o que você pode fazer para evitar esse grande problema mundial.

Com tudo o que está acontecendo nos Estados Unidos e no resto do mundo, nada importa mais do que fontes de notícias confiáveis. Aprendemos a esperar desinformação e fatos alternativos em nossas plataformas de mídia social.

Mas e os jornais, televisão, rádio e revistas? Em quem os americanos confiam para fornecer relatórios imparciais? Eu gostaria que as respostas fossem fáceis.

Jornalismo de tabloide

Vamos começar reconhecendo que toda fonte de mídia tem seus caluniadores e críticos. Às vezes, pode ser muito difícil saber quando termina a reportagem editorial ou opinativa e começa a cobertura de notícias adequada.

Muitos americanos passaram a desconfiar do que é comumente referido como a grande mídia. Da mesma forma, muitos dos chamados veículos de notícias são apenas plataformas para rumores sensacionalistas, teorias da conspiração e jornalismo de tabloide tradicional.

O jornalismo tabloide é o típico jornal que publica fofocas e histórias selvagens com afirmações bizarras, como um político tendo um caso de amor com um estrangeiro de outro planeta.

O tamanho desses jornais  foram reduzidos para atrair as pessoas que se deslocavam para o trabalho em ônibus e trens lotados.

Eles também não podiam pagar os melhores jornalistas, então eles publicaram histórias de escritores com imaginação fértil e pouca consideração pela verdade.

A prática de obter várias fontes confiáveis ​​para verificar uma história antes de ser impressa nunca se aplicou aos tabloides.

Se você queria arruinar a reputação de alguém, tudo que você tinha a fazer era espalhar um boato sobre ele para um colunista de tabloide.

Hoje, a mídia digital assume todas as formas. Tabloides existem em formatos de jornais, revistas e sites.

Os tabloides geralmente pagam por suas histórias e assumem posições políticas. Em uma prática chamada catch and kill, os tabloides pagam pelos direitos exclusivos de uma história e nunca publicam a história para salvar a reputação de um amigo ou benfeitor.

Fale e choque

O rádio pode ser uma forma de jornalismo tabloide. O formato de rádio é quase exclusivamente uma discussão sobre questões atuais.

Muitas vezes, é carregado com a opinião de um ou mais apresentadores que conversam com convidados e ouvintes que ligam para o programa. Esses ouvintes distinguem programas de rádio de podcasts, que raramente são produzidos para serem transmitidos ao vivo. 

O rádio pode fornecer atualizações de notícias, mas os ouvintes devem ser cautelosos com as informações que estão ouvindo, uma vez que a opinião do apresentador ou dos anfitriões pode influenciar ou distorcer as notícias.

Mainstream Media

Jornalistas tradicionais, que tentam ser imparciais e justos em suas reportagens, são chamados de mídia convencional. Esses são serviços de difusão e publicação estabelecidos, às vezes chamados de mídia de massa.

Essas fontes são amplamente responsáveis ​​pelas informações que informam e influenciam a sociedade dos Estados Unidos, refletindo e moldando os pensamentos e opiniões predominantes.

Embora as posições editoriais desses veículos de notícias quase certamente tenham inclinações políticas e socioeconômicas, seus métodos de coleta e divulgação de notícias visam respeitar os fatos. No entanto, eles estão sempre abertos a críticas.

 Alguns jornais grandes da cidade agora simplificaram sua equipe de notícias. Muitos agora dependem de agências de notícias e de alguns dos maiores jornais para grande parte de seu conteúdo. 

Isso reduziu o equilíbrio das reportagens e há muito menos pessoas fazendo as tarefas jornalísticas importantes do que no passado. No entanto, ainda há muito a ser dito sobre a integridade dos jornalistas, ou seja, pesquisar as mais diversas fontes é o mais indicado, especialmente com notícias em outro idioma

Aqui estão as principais fontes de notícias nacionais nos Estados Unidos e seus métodos de distribuição

 Jornais

 Redes de televisão

 (As redes com um asterisco demonstraram um viés político significativo.)

 Agências de notícias

 Online

Rádio

  • NPR (National Public Radio)
  • PRI (Public Radio International)

 

Rosana Benatti
Rosana Benatti
Este conteúdo foi criado por um de nossos tutores, conheça mais e agende uma aula.

Acompanhe a Fala nas redes sociais