fbpx

7 maneiras poderosas de melhorar suas habilidades de falar inglês

By: Rosana Benatti

7 maneiras poderosas de melhorar suas habilidades de falar inglês

Você está lendo isso porque deseja melhorar suas habilidades na língua inglesa. Você pode estar aprendendo por semanas, meses ou até anos, mas ainda não fala com confiança. Então você começa a se perguntar: “O que estou fazendo de errado?” Bem, não se pergunte mais, porque você está prestes a aprender o que precisa fazer para falar inglês fluentemente. E você pode fazer isso de qualquer lugar do mundo!

2 razões pelas quais você não consegue falar inglês fluentemente

Se o inglês não é sua língua nativa, aqui estão duas razões pelas quais você acha difícil falar em inglês:

É uma habilidade difícil – se o inglês não é sua língua nativa, então você enfrentará mais desafios. Imagine fazer tudo isso ao mesmo tempo: formular as frases certas, ter vocabulário e gramática precisos enquanto fala usando a pronúncia correta. Uau! Isso é muito pra pensar!

Não praticar as habilidades certas para melhorar a fala – a prática leva à perfeição. Já ouvimos essa frase um milhão de vezes, simplesmente porque é verdade.

Mas, a maioria das aulas de inglês se concentra em gramática e livros didáticos, em vez de técnicas e métodos específicos para falar. Pense em quanto tempo foi dedicado a falar em classe. Aposto que não foi muito.

Agora que descobrimos as duas principais razões pelas quais você ainda está tendo dificuldades para falar inglês fluentemente, vamos passar para a parte boa: a SOLUÇÃO!

Atenção: muitas dessas técnicas irão melhorar todas as áreas do inglês. Mas elas se concentram em falar.

7 maneiras de melhorar suas habilidades de falar inglês

1: Trabalhe na pronúncia (para precisão)

Aprenda os sons do inglês e aprenda a fazê-los corretamente. Você tem que aprender a maneira correta de falar, o uso da entonação, o uso da ênfase, a pronúncia relaxada, etc.

Isso vai fazer uma grande diferença na maneira como você fala. As pessoas vão entender melhor. Seu inglês será mais preciso. E as coisas simplesmente fluirão para você.

Pense em uma situação em que você falou inglês pela última vez. Você teve que se concentrar em como fazer os sons do inglês? Nesse caso, você precisa trabalhar nessa área. Você deseja atingir o estágio em que os sons certos saem da sua boca sem pensar em como fazê-los.

Você pode estar pensando, “mas como?”

Faça isso:

  •         Ouça um texto em inglês de pelo menos 4 parágrafos.
  •         Grave-se lendo  esse texto
  •         Ouça novamente e peça para seu tutor com feedback
  •         Faça repetições de longo prazo

É como melhorar o seu ritmo em uma corrida. Ou a maneira como você toca piano. Ou chutando uma bola de futebol.

Você aprende a habilidade, prática, obtém feedback, faz mudanças e faz muitas repetições.

 2: Imite falantes nativos (sim, copiar é bom!)

Esta é uma maneira muito eficaz de melhorar, não apenas sua fala, mas também sua compreensão oral, vocabulário e gramática.

Funciona assim (ORGC):

  •         Ouça – comece ouvindo uma frase em inglês;
  •         Repita – pause o áudio e repita uma palavra ou frase;
  •         Grave – enquanto repete as palavras ou frases, grave-se;
  •         Compare – esta é a última parte deste método. Ouça o áudio original, depois ouça a gravação e compare os dois. Aqui, você poderá perceber o que precisa melhorar; o que você é capaz de dizer e entender com precisão e as mudanças que você precisa fazer.

O que você está fazendo é imitar um falante de inglês e corrigindo-se para ser conciso.

Depois de repetir o áudio original com precisão, é hora de fazer muitas repetições.

3: Fazendo o shadowing (sombreamento) em inglês (cuidado!)

É mais desafiador em comparação com os dois primeiros métodos. No shadowing, você deve ouvir o áudio e repetir o que ouve sem pausá-lo. Sem paradas, sem pausas! Também é vital escolher uma peça de áudio que você possa seguir.

Esta é a chave: faça isso apenas com áudio que você possa repetir facilmente.

Já vi alunos fazerem isso incorretamente. Eles escolhem um áudio difícil de repetir e acabam fazendo o chamado “embromation”.

Leve o seu tempo para encontrar áudio que seja fácil de repetir. Fazer isso o ajudará a melhorar sua fluência. Um bom teste para ver se você está fazendo isso corretamente é se gravar e ouvir.

 4: Faça aulas / cursos de língua inglesa e encontre amigos para praticar

Falar com amigos pode ser a maneira melhor e mais agradável de aprender. Converse com seus colegas em inglês, você irá se divertir enquanto aprende!

Você também pode fazer um intercâmbio de idiomas ou fazer aulas de inglês com um professora FALA Education está aqui para te ajudar.

Trabalhar no seu inglês em casa é ótimo. Mas você precisa de alguma prática da vida real para colocar tudo junto.

Além disso, a maioria das pessoas aprende inglês para conversar. Então, comece a tê-los agora!

5: Expanda seu vocabulário (mas seja específico!)

Aprenda mais palavras e frases que usará ao falar inglês.

Torne isso específico para você: aprenda palavras ou frases que você precisa para falar sobre um determinado assunto. Por exemplo, se você precisa de inglês para negócios, foque no Business English.

Lembre-se, ao aprender palavras e frases, é muito importante aprender frases completas ou pedaços de frases. Isso vai te ajudar com a sua gramática e para que você saiba exatamente como usar essas palavras.

6: Ouça o máximo possível

Ouvir o tempo todo e obter o máximo de prática auditiva possível ajudará dramaticamente na sua fala. Claro, ouvir e falar são duas habilidades diferentes. Mas para ter uma conversa, você precisa entender a pessoa com quem está falando.

Lembre-se de que conversar não é apenas falar.

Além disso, ao ouvir as pessoas durante uma conversa, você pode roubar frases que elas usam. Mas você só pode fazer isso se trabalhar em suas habilidades de escuta.

Ouvir também é uma entrada. Isso o ajudará a aumentar o seu vocabulário e também a sua pronúncia. Ouvir os sons do idioma, o ajudará a fazer melhor os sons do inglês.

A boa notícia é que você pode ouvir enquanto faz outras coisas.

 7: Mantenha a consistência (pratique todos os dias!)

Os métodos de falar inglês que descrevi acima só funcionam se você usá-los. Aqui está o que eu recomendo:

  • Faça um pouco todos os dias.
  • Comprometa-se a 5-10 minutos todos os dias. Se você puder fazer mais, ótimo! Alguns dias você pode fazer 2-3 horas. Mas certifique-se de fazer o mínimo todos os dias.

P.s.: Isso significa que, mesmo se você estiver cansado ou muito ocupado, ainda terá que se comprometer.

Lembre-se de que consistência é a chave para aprender uma habilidade complexa, como a habilidade de falar inglês em alto nível e com confiança.

Perguntas comuns sobre habilidades de falar inglês

Como posso melhorar meu inglês em casa?

A beleza da era digital é que agora você pode aprender online em casa. Aprenda os sons do inglês, melhore sua fluência imitando falantes nativos e faça aulas online de qualquer lugar do mundo.

Qual é o melhor método para melhorar meu inglês?

Se você tiver que escolher um, use o método de imitação. Encontre frases de áudio, ouça-as, grave sua versão e, em seguida, ouça as duas versões e faça alterações. Quando estiver correto, repita a frase por um longo tempo.

Como posso me tornar um falante de inglês mais confiante?

Saiba que a grande maioria das pessoas não se importa se você cometer erros. Se alguém zombar de você, essa pessoa não vale o seu tempo. Além disso, a confiança vem através dos níveis de habilidade. Conforme você melhora, você fica mais confiante. Finalmente, encontre alguém com quem praticar – alguém em quem você confie.

 

E você sabia que melhorando suas habilidades no segundo idioma você também pode ganhar mais? Saiba mais, clicando aqui

Rosana Benatti
Rosana Benatti
Este conteúdo foi criado por um de nossos tutores, conheça mais e agende uma aula.

Acompanhe a Fala nas redes sociais